4 de nov de 2013

Teoria Pixar


Quem nunca ouviu falar em ligações entre coisas, ou a real versão sobre alguma história?
Bom eu já falei sobre a "talvez possível" versão real de Hora de Aventura, e agora para fazer ficar estampado na cara de vocês um "WHAT??? COMO ISSO É POSSÍVEL?", uma suposta teoria da Pixar, em que seus filmes estão interligados, baseados em objetos, personagens, lugares, etc.

O post é meio longo, mas vale a pena ler! (créditos)


Você já pensou na possibilidade de todas as animações da Disney Pixar podem estar interligadas, em um mesmo universo? Pois bem, esta é uma teoria formulada por um blogueiro norte americano e que virou uma sensação, atraindo a atenção devido a sua verossimilhança.
A teoria da linha do tempo oculta por trás dos filmes da Pixar envolve absolutamente todas as animações do estúdio: Toy StoryVida de InsetoToy Story 2Monstros SAProcurando NemoOs IncríveisCarrosRatatouilleWall-EUp: Altas AventurasToy Story 3,Carros 2Valente e Universidade Monstros. Todos os filmes estão interligados e implicam em eventos maiores que influenciam outro filme.
Valente
A animação Valente abre e fecha a linha do tempo. Nas Terras Altas da Escócia, a princesa Merida descobre um tipo de magia que pode resolver seus problemas, mas, inadvertidamente, transforma sua mãe em um urso. Ela, então, procura a ajuda de uma bruxa que desaparece (anote essa informação!) ao passar por uma porta.
Este filme explica porque animais e seres inanimados se comportam como humanos nos filmes da Pixar. Segundo a teoria, séculos após a história de Valente, os animais que foram cobaias das magias da bruxa se reproduziram e propagaram as habilidades de agir com inteligência e capacidade de personificação e objetos desenvolveram vida, como as vassouras da lojinha da bruxa.
Rataouille
Assim, chegamos a um ponto importante: a evolução dos animais e da inteligência artificial. As animações RatatouilleProcurando Nemo e Up: Altas Aventuras retratam a queda de braços entre os humanos e os animais. Em Ratatouille, o rato Remy não só é exímio cozinheiro como também é competente na administração do restaurante. No filme, o vilão Chef Skinner desaparece misteriosamente com a informação de que os animais podem superar os humanos em praticamente tudo. Isso os leva a outro filme.
Em Up: Altas Aventuras, o malvado Charles Muntz inventou um colar que dá voz aos pensamentos dos animais. O artefato deixa claro o quanto os cachorros são inteligentes e parecidos com os humanos. No fim do filme, os pobres cães que eram manipulados por Muntz foram libertos e sumiram no mundo, o que é um indício de que as pessoas logo saberiam quanto esses animais são evoluídos.
Up: Altas Aventuras
Assim, os humanos contra-atacam: desenvolvem tecnologias para conter o avanço dos animais. EmUp: Altas Aventuras, Carl, o velhinho, teve que abandonar a sua casa porque a corporação BNL estava se expandindo na cidade. Esta empresa é responsável pela poluição e destruição das formas de vida do planeta. Este é o cenário que dará início a Wall-E. Mas antes de chegarmos ao filme do robozinho, temos outros fatos para acrescentar a teoria.
O primeiro é a alusão à empresa feita em Toy Story 3:
Toy Story 3
A segunda, diz respeito a Procurando Nemo. Neste filme, uma população marinha inteira se movimenta para procurar o peixinho palhaço sumido. Aqui, a BNL também aparece em um vídeo que fala sobre o maravilhoso universo submarino.
Agora, pense sobre a peixinha Dory de Procurando Nemo. Ela não se mistura com os outros peixes, pois ela não é um animal dos mais inteligentes. A sua memória volátil pode ser um indício de que alguns animais não acompanharam a evolução dos demais, e por isso ficaram para trás. Talvez haja uma resposta para esta questão no futuro Procurando Dory.
Procurando Nemo
Mas Procurando Nemo é o último filme a evidenciar a animosidade entre humanos e animais. A partir de agora, o problema dos humanos é com a crescente inteligência artificial: Os Incríveis inicia a era humanos versus IA. Se você for questionado sobre quem é o vilão do filme, a primeira vista você pode responder Buddy, o Síndrome, que também conhecido pela alcunha Gurincrível. Ledo engano.
Na verdade Buddy não tem nenhum poder, ele usa a tecnologia para cometer seus crimes terríveis. Ele desenvolveu toda uma tecnologia só para se vingar do Sr Incrível, por este não ter acreditado no Gurincrível anos antes. Assim, o garoto cria um robô assassino que se adapta após cada batalha e comete um verdadeiro genocídio de heróis. Até que o robô se volta contra o vilão. Sabe por que? Buddy estava sendo controlado pela sua criação tecnológica, lógico!
Os Incríveis
Os animais não gostam dos humanos pois estes poluem a Terra e os usam como experimentos. Ok. Mas e as máquinas? O que motiva tanto ódio das máquinas pelos humanos? A resposta pode estar emToy Story.
Na trilogia Toy Story podemos ver objetos sendo usados e descartados como lixo pelos humanos. Os brinquedos são objetos que não entendem porque são abandonados. No primeiro filme podemos ver os brinquedos se revoltando contra o violento vizinho Sid. No segundo, o ressentimento de Jessy com sua antiga dona e no último a revolta de Lotso contra toda e qualquer criança por ter sido abandonado. Brinquedos, obviamente, não estão satisfeitos com o seus status quo.
BNL
Quando os animais se erguem contra os humanos por causa da poluição que estes causam ao planta, quem salva a humanidade? A resposta é: as máquinas. Elas usaram a BNL (olha a organização misteriosa de novo!), uma empresa sem rosto construída para dominar o mundo. Os brinquedos precisam dos humanos para ganhar vida, por isso as máquinas mantiveram a humanidade em relativa segurança.
Após a guerra, as máquinas colocam os humanos na Axiom, a nave que vai levá-los em segurança para o espaço em Wall-E. Este é, em tese, o último esforço das máquinas para salvar a humanidade. Mas, na verdade, é uma forma de manipular os humanos, tratando-os como brinquedos. Isso mesmo, humanos viraram brinquedos das máquinas.
Enquanto os humanos estão perdidos no tempo e no espaço (literalmente), quem fica na Terra? As máquinas. Mais especificamente, os Carros. Nos dois filmes da série há cidades e objetos feitos por humanos, mas não há nenhum ser vivente no planeta.
Carros
Mas humanos são fontes de energia para as máquinas, o que explica a crise energética explorada emCarros 2. A busca por novas fontes de energia levaram a criação do Allinol, um combustível “limpo” que acaba matando muitos carros. Isso nos leva definitivamente para Wall-E. Você já parou para pensar em por que Wall-E é a única máquina deixada para trás em uma Terra totalmente sem vida?
Os humanos deixaram o planeta há 800 ano, em uma nave comandada por AutoPilot, uma inteligência artificial. O fato é que Wall-E continuou funcionando todo este tempo devido ao seu fascínio pelos humanos. A cultura, os filmes, as músicas humanas alimentaram o robozinho. Ele tem na memória imagens de quando homens e máquinas viviam lado a lado, sem a poluição causada por ambos.
Wall-e
Wall-E é o responsável pela descoberta que vai mudar o mundo: uma plantinha dentro de uma bota é a chave para salvar a Terra. Nos créditos do filme, a plantinha cresce até se tornar uma grande árvore. Esta árvore é a ligação com Vida de Inseto. Além disso, esta é a única animação da Pixarsobre animais que não tem nenhuma intervenção humana, o que sugere que eles não existiam (pelo menos em grandes quantidades) nestes tempos. Outro ponto importante em Vida de Inseto é a longevidade das formiguinhas, mais uma prova da mutação genética sofrida pelos animais da Terra.
O mundo pós Wally-E é marcado pela harmonia entre humanos, animais e máquinas. Essa sociedade é tão harmoniosa a ponto de uma nova raça se desenvolver: a sociedade dos monstros. Segundo a teoria, os monstros são uma evolução que habita a Terra muitos e muitos anos no futuro, que podem ter surgido a partir da radiação sofrida por animais durante os 800 anos em que os humanos estiveram fora do planeta. Assim, Monstros SA e Universidade Monstros não se passam em uma dimensão paralela, mas sim em outro tempo. Não entendeu?
Universidade Monstros
Então, segundo a teoria da linha do tempo oculta, os monstros vivem no futuro e usam as portas (lembra que eles usam as portas para chegar ao quarto das crianças?) para voltar no tempo e coletar a energia que sua sociedade necessita para viver. Já falamos antes que humanos são fontes de energia. Isso explica porque os monstros não interagem com os humanos: eles colocam sua própria existência em risco caso alterem o passado.
Monstros SA é o filme mais futurista da Pixar, segundo a teoria. Nele, a sociedade está “completa”, com humanos, animais, máquinas e monstros. Mas a teoria não acaba aqui. Há um último detalhe que amarra tudo e nos faz pensar em como tudo faz sentido. Você lembra da Boo? A menina humana que foi para o mundo dos monstros em Monstro SA. O que você acha que aconteceu com ela?
Valente
Pois bem, segundo a teoria, Boo é a bruxa que desaparece quando passa por portas em Valente. A pequena nunca teria esquecido o mundo dos monstros. Por isso, ela teria crescido obcecada em encontrar Sully e descobriu como viajar no tempo através das portas, mas nunca conseguiu encontrá-lo. Em Valente, há um desenho de Sully na oficina da bruxa, além de outro objeto esquisito para a época: um caminhãozinho do Pizza Planet entalhado.
No fim, é o amor de Boo por Sully que dá liga a toda a essa teoria. É o amor de diferentes pessoas, de diferentes idades e, até mesmo, espécies diferentes encontrando maneiras de viver na Terra sem destruí-la. Não é lindo?
Poxa, isso é sinistro não? Eu nunca cheguei a imaginar uma ligação assim, claro que semelhanças, mas nunca isso. Espero que tenham gostado, realmente quem escreveu essa "teoria" é um gênio!
xoxo

5 comentários:

  1. Nossa amei! Nunca imaginei que os filmes da disney teriam alguma ligação e o cara que conseguiu perceber isso é um gênio mesmo haha Seu blog está cada vez melhor parabéns! Beijos!
    SEZEMBRO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido falar muito da teoria Pixar, achei muito interessante e talvez eu faça um post no meu blog também :)
    Jú, eu queria fazer outra encomenda sua, achei tão perfeita a outra que queria encomendar mas o seu blog de encomendar diz que é somente pra leitores convidados, ai não sei como faço pra encomendar :/ se quiser me responder lá no blog pode ser, pq fica melhor até pra vc.
    Beijão lindja :*
    - Jo
    http://menina-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já sabia desse negócio da Pixar, que todos os filmes são um só. É muito interessante, desde pequena sempre assistia Procurando Nemo <3

    >33<

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o vídeo uns meses (meses?) atrás, é tipo, um pane na cabeça! HUAHHA muito legal.
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
  5. Muuuito maneiro!! Adorei c:

    http://blogdamarianascimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir