4 de jul de 2016

Como fazer um sketchbook?


Semana passada eu tive a brilhante ideia de fazer meu próprio sketchbook, mas primeiro vamos por partes...
Não sei se todo mundo conhece, mas por conta da JMJ (dá um Google), vou fazer uma viagem muito bacana passando por alguns países do leste europeu, e resolvi fazer um diário de viagem, com uma agenda simplesinha ~ fiquem tranquilos que vou comentar aqui sim, TUDO. E eu, toda nessa vibe caderninhos e bla bla bla, acabei caindo na velha história dos queridinhos sketchbooks.

Eu nunca comprei um, porque na maioria das vezes são bem carinhos, e minha mãe também acha meio irrelevante gastar dinheiro em algo que eu vou desenhar, sendo que existem coisas mais baratas... fazer o que né? Mãe é mãe. Enfim, ela tem seus motivos, mas eu fui esperta e consegui outra solução para meu problema, sem gastar um real, usando apenas coisas que eu tinha em casa.


Papel e Objetivo

Bom, como eu disse anteriormente, usei coisas que eu tinha em casa. Achei perdidas no meu armário várias folhas de papel canson, que seriam as ideais para o meu sketchbook. Depende muito também de qual vai ser a finalidade do seu caderno, por exemplo, se você for escrever podem ser folhas com palta, ou sei lá, outra finalidade que você use folhas quadriculadas, até coloridas, você quem decide! Também vale apostar em gramaturas diferentes, para o uso de materiais diferentes, como exemplo aquarela, guache, giz, tinta...

How to do?

Como eu disse, dependendo do motivo do sketchbook, pode-se escolher o modelo que seja melhor para sua função ou que te agrade mais, então vou deixar aqui abaixo três modelos para a montagem.

Costurado






Acredito que essa é uma opção bem resistente, e se você tem um certa prática com a linha e a agulha vai fundo! Deixei os dois exemplos de costura, podendo optar pelo que mais te agrada. Confesso que tentei costurar, mas não foi por minha falta de habilidade, eu realmente tentei haha
É até uma técnica simples, porém eu tinha pouca linha, os furinhos não colaboravam, e eu ainda consegui deixar um pedaço da linha sobrando, o que me fez ter que começar tudo de novo e desistir dessa opção...


Hardcover


Aqui já temos algo mais simples, para pessoas que não tem tanta habilidade com a costura, ou não se deram bem como eu... Claro que ainda da um trabalhinho, mas no final vale a pena o esforço! Imagina no dinheiro que você vai economizar, sem brincadeira. E ainda é único, feito inteiramente por você! Olha o valor sentimental...


Não sei como chama...


Por ultimo mas não menos importante, temos este outro modelinho, que em minha opinião é o mais fácil e simples, e o que eu fiz. Eu achei que ficou uma gracinha, e é super prático. O que serve não só para esse mas para os outros é que você pode adaptar os materiais, como por exemplo, para colar as folhas eu usei cola branca normal, e o resultado foi o mesmo.

Espero que tenham gostado e tenham se inspirado! Façam seus sketchbooks, lindos e personalizados! E eu prometo que no próximo post coloco umas fotinhas do meu diário de viagem, e do sketchbook.

xoxo

5 comentários:

  1. Sketchbooks são absurdamente caros onde eu moro, e se eu precisar comprar pela internet, o preço não melhora muito. Minha única solução seria criar o meu próprio. Eu tentei algumas vezes e até funcionou, mas depois de um tempo as folhas se soltaram e ficou horrível.
    Bom, sobrou algumas folhas aqui então eu vou tentar novamente!
    Adoraria ver os desenhos do seu sketchbook. ♥

    ResponderExcluir
  2. Júlia, adorei os vídeos que voce trouxe para a gente, haha. Estou ansiosa para ver a foto do seu diário de viagem, e do sketchbook também.

    Eu fiz um, mas não gostei muito do resultado e por isso uso mais os que eu comprei na Liberdade, lá em São Paulo. Eu não tenho paciencia para costurar, apesar de amar e já ter feito aulas de costura ♡

    ResponderExcluir
  3. Aaaa, que legal <3 Se eu fizesse uma viagem como essa, eu também ia querer registrar tudo! Vou estar aqui para ler todos os seus registros, a Europa é um dos continentes que mais quero conhecer.

    Adorei os tutoriais, e com certeza irei fazer um, assim que eu tiver o que registrar hauhua São bem charmosinhos, dá até mais vontade de escrever <3

    camilaland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Primeiramente boa viagem para você. Bom, já venho carregado ideia de fazer um sketchbook faz um tempo, seu post fez reforçar minha vontade ahahaha. Quero muito fazer um, e vou começar a colher materiais pela casa para fazer o meu com toda certeza!

    Os videos são bem legais, e quero muito um usando o método de costura, acho que devo pedir ajuda para minha mãe ahahahahaha.

    Até logo,
    escrito no ar

    ResponderExcluir
  5. Olá, olá, Julia! Nossa, que demais! Faça uma ótima viagem, moça. Tira bastante foto e olha, vou cobrar você falando dela por aqui, viu? run. Quero saber de t-u-d-i-n-h-o. Adoro post's/vlogs de viagens jsdjfhsdf. Eu conheci os sketchbooks em 2014 ~?~ não lembro direito jsdhfsd. E me apaixonei, mas honestamente, a preguiça foi levando ele para as profundezas do meu sub-consciente até eu esquecer-me completamente dele. Então, obrigada por me lembrar dessa gracinha >33< Eu acho sketchbooks muito legais para escrever delírios, poesia, desenhos e tudo mais. É tipo um diário, só que sem a limitação que o diário tem de apenas escrever. Neles você pode rabiscar, colocar setinha, falar coisas nada a ver, até lembretes cê pode anotar ali, se quiser jsdhfds. É um xodózinho. <3 Lendo seu post e vendo os vídeos só me deu ainda mais vontade de fazer um pra mim. Esse final de semana vou ganhar um dinheiro, e vou aproveitar que tenho que ir na papelaria comprar umas anilinas e pá, compro os paranauê para o sketchbook também.

    Mesmo que eu tenha que gastar um pouquinho, não é nada comparado ao que eu iria gastar se fosse comprar prontinho, realmente. Como você disse. Fora que fazendo a gente pode decorar do jeitinho que quiser e é muito divertido. E o valor sentimental que fica u-u sdjfhdsj Dá até orgulho depois de prontinho. Haha.

    Eu adorei o post! Coloca sim, eu achei que ia ter fotinha do seu resultado aqui jsdhfdjf. :33
    Beijinhos de sorvete com granulados coloridos e até mais.
    Um brinde aos loucos

    ResponderExcluir